terça-feira, 13 de março de 2012

Questões que seriam interessantes serem comentadas neste blog pela população de Assis.

Quais seriam os benefícios de se ter uma companhia aérea servindo Assis? Para quais cidades os cidadãos de Assis necessitam de transporte aéreo (por ordem de importância)? Qual seria o preço ideal das passagens, considerando o atual mercado de preços de passagens aéreas? Quantos vôos seriam necessários por semana ou por dia? Quais seriam os segmentos sociais que mais utilizariam os serviços das companhias aéreas que poderiam operar em Assis? Assis poderia ser o final de uma linha ou uma escala, considerando sua posição geográfica e sua distância de outras cidades importantes na região? Que ações devem ser realizadas pela população junto aos órgãos municipais, estaduais e às companhias aéreas, para que tenhamos vôos para outras cidades partindo do aeroporto de Assis?

20 comentários:

  1. A instalação de voos de interligação da Cidade de Assis com São Paulo e outros municípios da região facilitaria demasiadamente a demanda que a Cidade tem de ter uma ligação rápida com outras localidades. O serviço rodoviário não oferece muitas opções e, por isso, a circulação de pessoas na região torna-se lenta.
    Uma ou mais empresas aéreas de pequeno e médio porte que cobrissem a região, ao menos com dois voos diários, certamente se serviriam de demanda suficiente de passageiros para tal execução.

    ResponderExcluir
  2. De fato, Ronaldo. Seus argumentos estão dentre os principais para se ter uma linha aérea operante entre Assis e São Paulo e daí para outras capitais do Brasil. Creio que as empresas aéreas regionais ainda não perceberam o potencial da cidade de Assis para suprir passageiros. No entanto, há a necessidade das autoridades municipais de realizarem um lobby junto a essas empresas e convencê-las do potencial de lucro. Não é somente Assis que se beneficiaria dos serviços, mas toda a região, incluindo cidades como Cândido Mota, Maracaí, Pedrinhas Paulista, Palmital, Ourinhos, dentre outras. O transporte dessas pequenas cidades para o Aeroporto de Assis poderia ser feito em micro-ônibus da própria empresa, mediante pagamento que geraria, ainda, mais lucros para as empresas aéreas!

    ResponderExcluir
  3. Caro João, concordo plenamente. Assis e região têm, certamente, condições de oferecer passageiros para vôos, no mínimo, em dias alternados da semana, quiçá diariamente. Dada sua posição geográfica facilitaria, e muito, para as cidades circunvizinhas e a consolidaria ainda mais com pólo regional. O transporte aéreo, não somente de passageiros, mas também de bens e serviços, contribuiria, indubitavelmente, para o progresso do Vale Paranapanema.
    A meu ver, já passou da hora de Assis contar com o serviço de transporte aéreo.

    ResponderExcluir
  4. É mais do que bem vinda uma linha aérea para Assis. É sempre difícil nos deslocarmos daqui. Ademais, sempre temos convidados para eventos que sofrem com infindáveis esperas em aeroportos, motoristas que devem se arriscar nas estradas para buscá-los ou em Londrina, ou em Marília ou em Presidente Prudente. Uma linha aérea otimizará nossas ações na Universidade. Abs e boa sorte para nós.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela sua colaboração e pela manifestação de sua opinião, Orfeu.
    Aproveito a oportunidade para pedir aos colaboradores que controlem suas postagens de modo objetivo, colocando no máximo 10 linhas de texto (como esta Orfeu ou até duas vezes mais longa).
    Muitos que acessam este blog não têm tempo para ler longas mensagens e estão acessando como forma de (a) manifestar suas opiniões quanto ao estabelecimento de operações de uma companhia aérea que sirva Assis - SP; (b) oferecerem estratégias práticas, políticas e de gestão para que tenhamos esta(s) companhia(s) aérea(s).
    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, João, pela iniciativa. Confesso que não entendo muito das questões técnicas e burocráticas que envolveriam a reativação do aeroporto de Assis. Entretanto me lembro muito bem de quando tínhamos voos semanais para várias cidades, tais como São Paulo e Corumbá. Era uma facilidade e tanto. Eu e meu marido, por várias vezes, chegamos a utilizar os serviços. Também me recordo de voos fretados que levavam grupos para diversas cidades turísticas do país. Foi uma pena não termos mantido esse atendimento. Hoje as coisas mudaram. Assis cresceu e cada vez mais as pessoas buscam o transporte aéreo para suas viagens a negócio ou a lazer. Posso garantir, que se tívessemos novamente uma empresa aérea operando em Assis, seria uma usuária assídua.

    ResponderExcluir
  7. Uma linha aérea que servisse os usuários que se deslocam de outros estados/capitais para Assis, significaria uma redução significativa no tempo de suas viagens, visto que a parte mais cansativa está reservada para o deslocamento do aeroporto à Barra Funda e, em seguida, as 6 ou 8 horas de ônibus até Assis.
    Parabéns pela iniciativa
    Abs
    Marlene

    ResponderExcluir
  8. Temos várias questões a serem consideradas quando em um processo de reivindicação de uma linha aérea regular para o Aeroporto de Assis, mas procuro sintetizá-las aqui (o objetivo é complexo, mas nada impossível de ser atingido). As questões são meio óbvias: (a) aeroportos com linhas aéreas regulares contribuem para o desenvolvimento social, econômico e educacional de um município; (b) pessoas altamente qualificadas que podem contribuir para o desenvolvimento do município não têm tempo a perder com viagens – uma linha aérea para Assis poderá trazer tais pessoas para a cidade mais frequentemente; (c) firmas, indústrias e o setor de serviços (forte de Assis) teria mais oportunidades de “vender” e “divulgar” seus produtos para outras partes do país de forma rápida e eficiente, inclusive, sem gastos de diárias, hotéis para seus funcionários, pois eles poderiam ir e vir em um só dia dos grandes centros e cidades maiores, nas quais os mercados são mais ativos; (d) o “receber pessoas” e o “enviar pessoas” de e para lugares distantes conectará Assis aos grandes centros e ao Brasil; (e) viagens aéreas deixou de ser algo “para os ricos” – os preços das passagens estão iguais ou pouco acima das passagens de ônibus, principalmente na categoria “leito” (pela Trip Linhas Aéreas, é possível encontrar Marilia – São Paulo, ida e volta, por cerca de R$ 140 ou R$ 200, dependendo do dia.
    Quais outros argumentos você teria para a instalação de uma linha aérea regular no nosso aeroporto Marcelo Holzhausen, de Assis?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá João, parabéns pela iniciativa!
    De fato, a ausência de operações aéreas regulares em Assis faz muita falta a todos. Acho interessante que toda comunidade possa participar desta iniciativa proposta por você. As universidades, os profissionais liberais, o comércio e a industria, são os mais interessados nesta conquista. Sabemos das dificuldades quendo recebemos um convidado de fora para uma palestra, por exemplo. Convido você os os demais interessados a visitar o site do DAESP (daesp.sp.gov.br) e verificarem os impressionantes numeros das estatisticas do Aero de Assis. Entre jan-fev/2012, tivemos 1.266 passageiros utilizando o Aero, mesmo sem Cia área regular. Outro detalhe: voo AssisXSP (congonhas) é muito díficil, em razão da falta de SLOTS, que é autorização da ANAC para pousos ou decolagens. Marília já não poussui voos para Congonhas, mas tão somente para Campinas-Guarulhos. Por isto, creio o ideal e sugerir os voos para a TRIP ou a AZUL, com ligação de ônibus para S.Paulo, o que já seria uma grande conquista.
    Precisamos do apoio do Poder Público local, sem ela será dífícil concretizar qualquer iniciativa.
    Desejo sucesso, um abraço,
    Gerson

    ResponderExcluir
  11. Prezado Gerson,
    Obrigado por sua colaboração para com este blog. Suas informações são importantes. Algumas respostas ao seu comentário: (1) sim, a manifestação das entidades de classe de Assis são importantes para este blog (associações de dentistas, médicos, professores, engenheiros, arquitetos,comerciais), mas isso não está acontecendo, por alguma ou várias razões; (2) As companhias aéreas não necessitam implementar uma linha direta - Assis poderá se constituir em uma "escala" e uma ou mais companhias aéreas, o que seria até melhor, porque daria mais opções para os cidadãos do município. SE for o caso, o passageiro assisense poderá chegar a Congonhas, via outra cidade, entende? (3) Peço ajuda a você e todos os leitores que acessam este blog para conseguir que as entidades de classes de Assis expressem suas opiniões neste blog, o que não está acontecendo até o momento. Elas são importantíssimas!

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, quero parabenizá-lo, João Telles, por esta iniciativa!
    Em segundo lugar nem vou tecer mais comentários,porque os anteriores já nos contemplam! Apenas reforçaria, que esta inciativa vem de encontro com um grande anseio da população em geral,que deseja anciosa por uma alternativa de transporte mais eficiente e rápido com este caso em questão. Eu mesmo, tenho duas filhas que viajam todos os finais de semana para fazer curso técnicos! Elas reclamam da falta de uma linha aérea, o que facilitaria muito para elas. Para fortalecer sua iniciativa, vão dois pensamentos: "A coragem e determinação constituem a força propulsora do desenvolvimento". E para finalizar: "Até os deuses dão passagem aos que agem com firme determinação"! Avante, João Telles!
    José Aparecido - Assis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, J. Aparecido, por explicar sua necessidade de transporte aéreo para Assis. Peço a vc e todos que nos leiam que manifestem suas justificativas, dando exemplos de utilização da linha aérea (ou escala) para nossa cidade. Se conhecer presidentes das entidades de classe de Assis, peça a eles que se manifestem, por favor. Sem tais manifestações, não teremos argumentos para tal desenvolvimento do transporte aérea em Assis. Não vamos desistir, apesar da aparente apatia!

      Excluir
  13. Eu cai nesta página justamente porque preciso ir a um Colóquio da UNESP em Assis e estava procurando linhas aéreas para o trecho VIracopos(Campinas)-Assis. Acabo de confirmar que ainda não existe esta possibilidade!
    Deixo então registrada minha opinião: creio que para a Universidade seria bastante interessante ter uma linha aérea. Tanto para os alunos que são de outras cidades e estados natais (e que a elas retornam nos finais de semana), como para alunos e professores convidados a participarem de congressos, seminários etc...
    Espero que a linha surja em breve! Boa sorte!
    Natália Tiso

    ResponderExcluir
  14. Obrigado, Nati Tiso. São depoimentos deste tipo que estamos tentando conseguir neste blog, como argumentação para uma linha aérea (ou escala) no Aeroporto de Assis.

    A utilidade de tal linha (ou escala) não é somente para a UNESP e outras universidades e faculdades da cidade, mas para todas as entidades de classe e profissionais que residem em Assis.

    No entanto, elas não se manifestam aqui. Pelo menos, até o momento, temos muito poucas entidades se manifestando e a todas foram enviadas mensagens, por e-mail, além da divulgação deste blog nos jornais municipais.

    Vamos esperar mais um pouco?

    ResponderExcluir
  15. Sou Márcio Rodrigues, nasci em Assis porém não resido aqui mas minha família. Moro em São Paulo e realmente faz muita falta ter este aeroporto funcionando, empresas operando em Assis e principalmente ligando Assis a São Paulo.
    Creio que nao é uma conquista e sim uma necessidade. O deslocamento até Marília, Londrina ou Presidente Prudente para fazer voos para outras localidades além de muito cansativo é extremamente desnecessário visto que A cidade de Assis possui um aeroporto que tem capacidade de operação.

    ResponderExcluir
  16. aro Márcio. De fato, você faz parte do grupo de assisenses que está morando fora e tem grande necessidade de sempre estar retornando a Assis para ver os familiares e dentro de um horário apertado. Uma linha aérea (ou escala) em Assis encurtaria as 11 horas de viagem (ida e volta) a Assis e lhe daria tempo para estar mais tempo junto aos seus familiares, visto que um trajeto São Paulo - Assis pode ser feito em somente 50 minutos. Agradeço se puder divulgar este blog entre seus amigos, em seu Facebook e pedir a eles que registrem, aqui, seus argumentos e necessidades de uma linha aérea (ou escala) em Assis. Peça a eles que votem as enquetem, também. Abraço e seguimos lutando e mobilizando a opinião pública! Vamos ver qual será o partido e o candidato a prefeito que lutará por isso. Ninguém ainda se manifestou, mas as eleições estão próximas. Terão que se manifestar quanto a este assunto tão importante para os assisenses e aqueles interessados na cidade.

    ResponderExcluir
  17. Sou Rodrigo Brito, moro em Londrina. Meus familiares moram em Assis, seria tão bom se tivesse um aeroporto em funcionamento em Assis, porque pouparia muito tempo, uma viagem de uma hora e meia, duraria quinze a vinte minutos, nem isto..
    Outro caso que acho um absurdo é por exemplo, quando minha tia precisou ir para São Paulo, ela teve que vim aqui em Londrina pra pegar um voo pra SP. As vezes ela vai para Marília ou Presidente Prudente, mais em Londrina é o aeroporto mais próximo, acho que não custaria nada se fizessem linha novamente em Assis né, porque a cidade cresceu bastante de uns anos pra cá, teriam passageiros o suficiente.

    ResponderExcluir
  18. Trabalho em uma empresa onde há várias dúzias de consultores que precisam viajar toda semana. Eu preciso no mínimo ir uma vez ao ano para São Paulo.

    ResponderExcluir
  19. Joao, tenho famíliares em Candido Mota e GOSTARIA MUITO DE TER ESTA FACILIDADE, porque a viagem é distante demais de São Paulo a Cândido Mota para levar um idoso pior ainda, se pelo menos tivesse um voo por semana, seria muito bom. O mais próximo por enquanto é Marilia ou Presidente Prudente, oque não resolve muito...

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com seus comentários. Ao escrevê-los, por favor, esteja atento(a) ao objetivo principal deste blog: buscar estratégias para implementação de uma linha aérea ou escala no Aeroporto de Assis. Procure sintetizar suas idéias de modo objetivo, em aproximadamente 10 linhas por postagem. Comentários que ignorem os objetivos do blog, por demais extensos, ou considerados abusivos, agressivos, com conteúdo ofensivo a pessoas ou instituições serão desconsiderados. Você pode optar por enviar seu comentário como anônimo, mas é preferivel que você forneça sua profissão e dê exemplos concretos da necessidade de uma linha aérea ou escala em Assis.

Obrigado,

João Telles