sábado, 10 de março de 2012

O sistema aeroportuário brasileiro



Vejam algumas informações obtidas em http://www.coladaweb.com/administracao/transporte-aereo
As ênfases são minhas.

Com relação ao sistema aeroportuário brasileiro, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária administra os 65 principais aeroportos brasileiros e 83 estações de apoio à navegação aérea, agrupados em sete superintendências regionais, com Sede nos Aeroportos Internacionais de Belém, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. (...) Os aeroportos do interior tem uma importância estratégica para o desenvolvimento regional e a integração nacional.


Representantes do Governo Federal assinaram esta semana um protocolo de intenções com empresários do setor de transporte aéreo regional para a criação e revitalização de aeroportos em 200 dos 5.507 municípios brasileiros. (...) O critério para seleção dos estados foi o potencial turístico e industrial.
Atualmente, apenas 129 municípios brasileiros são contemplados com linhas aéreas regulares. O projeto de revitalização do setor aéreo regional poderá abrir 10 mil novos postos de trabalho em todo o Brasil. O Paraná tem atualmente 41 aeroportos, sendo que quatro deles são administrados pela Infraero e os outros 37 são municipais. O Estado é hoje o quarto do País em infra-estrutura aeroportuária (perdendo apenas para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia).

A parceria público-privada poderá ser viabilizada com empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) diretamente aos empresários. Com os recursos liberados, os empresários poderão comprar 100 novos aviões.
Caberá ao governo federal intervir para a redução do valor do combustível para transportes aéreos regionais, que é superior em 40% ao transporte aéreo nacional. Aos estados, caberá o desenvolvimento de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com seus comentários. Ao escrevê-los, por favor, esteja atento(a) ao objetivo principal deste blog: buscar estratégias para implementação de uma linha aérea ou escala no Aeroporto de Assis. Procure sintetizar suas idéias de modo objetivo, em aproximadamente 10 linhas por postagem. Comentários que ignorem os objetivos do blog, por demais extensos, ou considerados abusivos, agressivos, com conteúdo ofensivo a pessoas ou instituições serão desconsiderados. Você pode optar por enviar seu comentário como anônimo, mas é preferivel que você forneça sua profissão e dê exemplos concretos da necessidade de uma linha aérea ou escala em Assis.

Obrigado,

João Telles